7º ano











_____________________________________________________________________________

Briófitas

Quem são?
São plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura.
As briófitas mais conhecidas são os MUSGOS.
Hábitat:
Vivem preferencialmente em locais úmidos e com pouca luz, existem algumas que vivem na água doce, não se conhece nenhuma briófita que vive no mar.
Morfologia:
 O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas.
Rizóides – filamentos semelhantes a raízes que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente
Caulóide - pequena haste, semelhante ao caule de onde partem os filóides
Filóides - estruturas clorofiladas, semelhantes a folhas e capazes de fazer fotossíntese

Porque as briófitas são muito pequenas? As briófitas não possuem vasos condutores de água e sais minerais como as plantas de maiores. A água absorvida do ambiente é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.

Reprodução:
Entre os musgos, há plantas só masculinas e só femininas, que crescem em grande número, lado a lado, formando tapetes de musgos.

1º - A água das chuvas cai sobre as plantas masculinas e lança para o ar gotículas de água com os gametas (espermatozóides) masculinos.
2º - Os gametas caem sobre a ponta das plantas femininas e ocorre a fecundação.
3º - Na planta feminina o embrião se desenvolve e forma o esporófito que é um longo filamento (haste), que tem na ponta uma grande cápsula ovalada.
4º - No interior da cápsula formam-se os esporos.
5º - Quando os esporos estão maduros a cápsula se abre e milhares de esporos (sementes) caem no solo, germinam e dão origem a novas plantas.

_________________________________________
Algas Unicelulares
Unicelular - É um ser vivo formado por uma só célula.
As algas unicelulares pertencem ao grupo dos protozoários.
Habitat: A maioria das algas vive no oceano, mas também podem ser encontradas em lagos, rios e solos úmidos.
Importâncias: As algas são as grandes fornecedoras do gás oxigênio presente no planeta. Elas são responsáveis por 70% da fotossíntese realizada no planeta. Elas possuem uma estrutura chamada Cloroplasto, que é responsável por realizar a fotossíntese

Além disso, as algas são importantes para o equilíbrio ecológico, pois servem de alimento para seres vivos aquáticos.
Principais grupos de algas unicelulares:
Euglenófitas: também conhecidas como Euglenas, são algas que se locomovem por uma estrutura alongada chamada flagelo. São encontradas principalmente em água doce, mas também podem existir em água salgada.                                        
Bacilariófitas: vivem na água doce ou salgada. Possuem uma carapaça protetora formada de sílica semelhante a uma concha. Os restos destes materiais podem se depositar no fundo do mar e com o tempo formar um material que pode ser utilizado na fabricação de cosméticos, pastas de dentes, tijolos usados em construção civil.
Pirrófitas: também conhecidas como dinoflagelados, são algas que possuem dois flagelos para locomoção. São encontradas geralmente no oceano. Algumas destas algas têm a capacidade de emitir luz, fenômeno conhecido como bioluminescência.

Algas Pluricelulares

Pluricelular – é um ser vivo formado por várias células.
As algas pluricelulares pertencem ao grupo das plantas.
Principais grupos de algas pluricelulares:
Clorófitas: também conhecidas como algas verdes, são encontradas em água doce e salgada. Possuem um pigmento chamado clorofila, que lhes dá a cor verde.
Algumas espécies são consumidas pelos povos orientais, como é o caso da “alface-do-mar”
Rodófitas: também conhecidas como algas vermelhas, são encontradas no mar. Produzem uma substância gelatinosa, chamada de Agar, que é muito utilizada na fabricação de gelatina, cosméticos, etc. Algumas espécies desta alga são utilizadas para preparação do sushi.
Feófitas: também conhecidas como algas pardas, são encontradas geralmente em água salgada. Algumas destas algas podem medir muitos metros e depois de ressecadas e moídas servem de adubo. Também podem ser utilizadas na alimentação humana.